segunda-feira, 4 de junho de 2007

Maridao - Mudanca cultural

A mudança cultural da família aconteceu rapidamente. Cada um se adaptava e se harmonizava com o meio a medida que as diferenças apareciam. Filho na creche, filha na congregação, Eu nos assuntos domésticos e o mais digno de nota: o maridao também absorveu rapidamente a cultura alemã para os homens.

marido foi criado na típica família  brasileira e literalmente por empregadas como é tão comum no nosso País. Ter sempre um rapaz no prédio, ou no condomínio a quem pagar para pequenos consertos na casa, lavagem de carro e serviços pequenos era coisa que não mais pertencia a realidade dele. Ele precisava se virar. Aqui na Alemanha cada qual faz suas próprias coisas e os homens cuidam muito bem da sua casa, carro, móveis e possuem ferramentas para tudo. Era uma revolução cultural no dia a dia do meu marido. Exigiu muito dele; mas no começo a vontade de se adaptar e aprender com os alemães foi tão forte que nada era empecilho. Foi aí que aprendi que a força da mente é tudo e podemos ser tudo que queremos contanto que tenhamos um forte ingrediente: vontade. Outra lição aprendida na pratica: O homem é realmente o produto do meio.

marido passou a fazer tarefas em casa. Limpar a cozinha, engomar roupa, aspirar a casa, montar móveis. Tudo começou com a montagem de moveis. E para essa nova e difícil tarefa ele contou com a ajuda dos amigos. Benjamim, Henry, Ralph, Thomas , foram alguns que o ajudaram a ler as instruções, separar os parafusos , peças, e se concentrar nessa empreitada. Ele não esquece o dia em que Benjamim teve que ajuda-lo a montar uma pequena mesinha de metal. Algo que hoje, para o marido é tão fácil que daria vergonha de pedir ajuda. Não esqueço o dia em que ele montou o primeiro móvel sozinho. Foi uma vitoria. Ele se sentiu muito bem de fazer algo assim sem precisar de ajuda.


Quando os amigos vinham ajudar a montar os moveis, ou pregar um quadro, lâmpada, lustre, pegador de cortina ou algo assim, vinham com suas caixas de ferramentas. Essa foi a primeira lição: Homem na Alemanha tem que ter caixa de ferramenta. Isso não é uma opção e sim uma necessidade. Furadora e outras ferramentas, bem como caixas de parafuso, luvas e etc também são essenciais. Com o tempo marido passou a ter tudo isso, no subsolo da casa (keller) ele tem uma estante só com matérias de trabalho, ferramentas diversas, lâmpadas extras etc e assim como os alemães passou a montar, consertar e fazer suas próprias coisas, sem a ajuda de ninguém. É a cultura da auto suficiência. Homem Alemão brasileiro. Homem multi uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário