sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Agora que eu nao saio daqui. Certificado.

Quando eu recebi o certificado do curso de alemao pela escola fiquei feliz com o resultado, mas nao imaginava o que significava ter feito e passado naquele teste e concluido aquele curso. Meu objetivo ao entrar naquela escola foi aprender o alemao e nada mais. Era a única escola da regiao. Lá eu escutei que os estrangeiros que moravam  faziam o curso como requisito para regularizarem seus documentos ,mas esse nao era o meu caso já que eu estava aqui  com volta programada. A vida entao continuou normalmente após o termino do curso com os planos de volta para o Brasil, e meu sonho de apos uma temporada lá para o MARIDO trabalhar junto ao pai, irmos fincar pé no Canadá.
Um belo dia recebo um envelope grande pelo correio em meu nome. Remetente? Nada mais nada menos que o Governo alemao-parte de imigracao e cidadania.
tava lá :  BUNDESAMT FÜR MIGRATION UND FLÜCHTLINGE. o que será pensei eu? Renovacao do visto só no meu nome nao pode, pois o Visto é pelo trabalho do Newton e nao é hora de renovar.
Ao abri lí sem entender tudo ,além de que se tratava do curso que fiz.
 ZERTIFIKAT INTEGRATIONSKURS.
Ok é sobre o meu certificado. De novo? bem esse mais formal vindo do Governo. Mas foi quando li a carta de apresentacao do certificado, nas ultimas linhas é que  a  ficha caiu.
 La diz:  Ich wünsche Ihnen für Ihren Weiteren Lebensweg in Deutschland alles Gute !!!
( Traducao mais ou menos é: Eu desejo Tudo de bom na sua continuacao de vida na Alemanha  ou no  seu caminho de vida adiante na Alemanha) enfim, aí cita de eu continuar vivendo aqui como FATO.
OPA!!!!!!!!!!!!!!!!!! Se esse senhor escreveu isso é porque já é um direito de fato meu. Como boa bacharel em Direito eu  sei que essa frase nao estaria aí se nao se  tratasse de um direito adquirido. Eles me citam como alguem que vai continuar morando aqui. Eles acham isso após esse teste e o certificado que ganhei.
Eu bem que pedi o Newton para verificar isso junto ao escritório de vistos da nossa regiao,mas ele nao quis. Tinha na cebaca que só quem mora aqui 8 anos e Europeus etc etc. Eu já houvera cansado de fazer pesquizas e mandar para ele, mas como nao domino totalmente o alemao na leitura, ainda mais leitura formal, essa pesquiza nao era aprofundada por mim pessoalmente e nunca fomos atrás disso.
Agora eu fui. E pergunta a um e a outro... todos sao da mesma opniao:  "Voce já tem direito ao passaporte Alemao. "
Espera, repete. "Sim, voce tem direito ao passaporte alemao." Talvez tenha que viver mais um pouco, talvez um ano, mas o direito já é seu. Voce o conquistou  ao passar nesse teste e receber esse certificado.

Genteim, como diz nossa Cissa Guimaraes, Eu pirei. WAS  leute ????? O QUE bichin ??????? Como é que é gente???????????????????
Cheguei para o maridao e disse : Da qui nao saio,daqui ninguém me tira ..... Agora NAO MESMO !!!!
TO PODENDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Meus amigos brincando com o marido e me ajudando a convence-lo que eu devo ficar soltaram umas tipo :  Newton , a Rejane tem direito sim. Ela é praticamente uma alema. Como é que voce vai tirá-la daqui logo agora ?????
Marido nao se  convenceu.Precisamos voltar para o Brasil, meu pai precisa de mim. Lá eu vou inclusive ganhar mais. etc etc etc. e os argumentos foram muitos.....

O que eu fiz????? Coloquei nas maos de Jeová, como tudo que eu faco na vida e deixei a decisao com o meu marido já que o pai é dele.Nao podia jamais intervir nisso mesmo depois de tudo q ue vivi no Brasil.... Pai é pai. Mas dessa vez, após receber esse certificado daquela forma ficou difícil eu ficar calada como antes. Mas estava disposta a postergar mais uma vez meus sonhos e planos.Pelo marido, pelo sogro pela empresa deles... novamente....
O interessante é que os amigos e parentes do Brasil comecaram a se pronunciar.  Parecia que todos faziam um complo por mim. Muitos deles sao  contatos apenas do marido, como um primo inteligente e perspicaz que ele tem que disse: Entre a Dilma e a Angela eu ia escolher a Angela sem duvida......kkkkkk
Isso nao tirou só risos do Nito nao. .... Agradeco a opniao firme e segura do primo. marido tem primos muito sábios , mente aberta, gente boa tambem, todos eles, sem execcao. Eu até brinco com ele: Voce tá bem de primo na vida!
Mas eu acho que o meu marido se deu conta mesmo da dimensao da coisa em Koblenz no Imbis brazil onde conhecemos a brasileira Claudia e o cunhado dela alemao que entende tudo de documentacao para cidadania alema. Ele olhou para o meu marido sem saber que eu havia feito esse teste e disse em alemao bem firme: Olha, mas apesar de voces terem visto de trabalho aqui, emprego garantido e tudo, nao é facil ganhar a cidadania nao. Para ter o passaporte alemao agora está mais difícil. Tem que fazer um teste muito duro. Uma série de testes que além da gramática, leitura , escrita e conversacao em alemao tem o teste de História e Política da Alemanha que é difícil até para um alemao nascido e criado aqui saber. Nao é todo mundo que passa nesse teste nao. Só com ele voce consegue o passaporte alemao.
marido ficou escutando aquilo imóvel. E quando eu disse ao Senhor que havia feito aquele teste no meu curso ele foi adiante: Nao, esse nao é qualquer teste nao.Esse é dificil!!!!  Eu entao falei: Sim, nao se refere ao teste que inclui o de História e Política alema, que fala tambem de tudo sobre a guerra, Hitler etc? O que a gente tem que estudar 300 questoes enormes ´so de historia e eles escolhem 70 e faz a prova??? Ele, nessa hora disse admirado: Esse mesmo. Voce fez esse?
Eu, toda orgulhosa nessa hora respondi olhando para o maridao :
Sim, esse mesmo, nao  só fiz como passei com honras.
Abaixo uma cópia  do questionário do teste  de um site na internet :
http://oet.bamf.de/pls/oetut/f?p=524:30:12422620823535::NO:::
Vamos embora com o marido caladao e eu e a scriancas tagarelando sem parar.
Eu nao disse, eu nao disse!!! Ta vendo marido, o q ue eu to te repetindo anos aqui????
Rennan e Nina cantam atras no carro o forró do Cd do  tio : Eu te avisei, meu bem eu te avisei.....
Caramba! Eu to podendo ! Eu to podendo. Passaporte europeu , as portas que isso abre nao só para nós mas para a scriancas!!filho estudando na orquestra sinfonica de Viena.....   comecei a zonear e viajar na maionese...ops, na mostarda!
marido  teve que escutar né.

Nem precisa dizer para voces que eu passei o resto do final de semana inteiro cantarolando no ouvido do Marido: Daqui eu nao saio daqui ninguem me tira, onde é que eu vou morar, No Brasil ou no Canada? pois  eu lhe respondo, agora é na Alemanha que eu vou ficar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Termino esse post jogando  a bola para voces. Coloco aqui uma pesquiza de opniao. Dilma ou Angela ?

Vollbild anzeigen






 Fico ou me vou?O que voces acham??
Comentários e informacoes a respeito do tema tambem sao bem vindos. Isso ainda vai dar pano para manga.
Passaporte Alemao. Será que tiro mesmo??

Um comentário:

  1. Nainhaaaaaaaaaaaaaaaa,minha irmã lindaaaa
    Tenho mt orgulho de vc!
    Amo vc!!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir