segunda-feira, 14 de abril de 2008

Comida alemã e minha vizinha

A minha vizinha predileta Marlene me trouxe um pouco do seu almoço de domingo para experimentar. Assim como os brasileiros, as famílias se reúnem no domingo na casa da matriarca para comerem juntos e Marlene queria me dar uma amostra da comida dela.

Bife a role. Como assim? Eu pensei que isso era brasileiro. É prato típico alemão disse ela. Era simplesmente o bife enrolado com legumes dentro e por cima um molho da carne. Estava delicioso.

Alem disso Marlene me trouxe uma pagina de uma revista de culinária com os detalhes sobre o porco e sua carne. Na pagina havia a foto de um porco dividido em partes, com símbolos e uma legenda dando o nome de cada parte. Assim como a gente faz com a vaca. Aqui eles não conhecem as partes da vaca como conhecemos por Maminha, picanha etc. Mas o porco conhecem. E eu acabara de receber essa lição. Ela também me deu uma aula de onde comprar carne e que dia aproveitar as promoções. Por saber que nós brasileiros comemos bastante carne de vaca ela tratou de me trazer folhetos de lugares e dias onde a carne de vaca é mais barata. Mas avisou: “é muito cara viu.” Com a Marlene eu também aprendi a palavra “teuer” (caro). Tudo ela avisava que era caro.


A aula da Marlene demorou um pouco devido a nossa dificuldade com o idioma, mas quando ela saiu eu não tirei a palavra “teuer” da cabeça. Ficou a lição de economia, alemão e longanimidade. Imagina uma vizinha alemã trazendo comida e ensinando tanto a outra?? Disseram-me que isso não existia aqui, ainda mais com uma estrangeira. Mas a Marlene era mesmo uma vizinha especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário