sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

ALEMANHA AQUI VAMOS NÓS




Marido e eu-Aeroporto



  
A borboleta família , sai do casulo. De minhocas, criamos asas e voamos a terras distantes e fascinantes. Os 4 fantásticos na Europa.
Esse ano foi maravilhoso!!!! Ano de mudança, descobertas, aventuras, revigoramento, curas, paz, harmonia, amor, amizades, aprendizado, economia, disciplina e muito, mas muito trabalho. Ano na Alemanha!!!!!

Ah e alegria!!!!!!!!! Quanta coisa boa né?!!!!

Em Fevereiro, mês que completei 36 anos, a mudança para a Alemanha aconteceu. Chegamos na Alemanha com 6 grandes caixas de papelão dessas de TV que conseguimos numa loja lá de Fortaleza, acredite: sem nenhuma mala, apenas uma bolsa de mão e a bolsa de baby  e muita esperança no coração.
  
Aqui no fim do ano marido já tinha achado, com a ajuda do próprio dono da firma, a congregação das Testemunhas de Jeová na cidade, a qual ele escolheu para ser nossa nova cidade, nossa nova morada entre tantas cidadezinhas e vilarejo ao redor da fabrica onde ele iria trabalhar. Ele já tinha entrado em contato com os irmãos (como se chamam entre si as testemunhas de Jeová) e recebido toda a ajuda que precisávamos para o inicio de vida, inclusive onde morar, até acharmos uma casa ao nosso gosto. Portanto quando chegamos, já tínhamos amigos, morada mobiliada e muito carinho.

Marido conheceu , a família que nos acolheu. Alugamos o Wohnung deles. Eles possuem um “ferien Wohnung” (apto de veraneio em português). Em Bad Marienberg e aqui na região de Westerwald isso é muito comum por ser uma região turística e de montanhas. É como Guaramiranga la no Ceará. As pessoas vem para descansar e usufruir do ar das montanhas e muitas famílias usam parte de sua propriedade e controem um ferien Wohnung. No caso desses a propriedade deles é bem ampla e tinha um espaço para as crianças brincarem no jardim. Foi nosso primeiro contato com uma família tipicamente alemã e com o jeito de eles viverem. Foi uma grande oportunidade morar lá 3 meses. Um crescimento, um aprendizado, uma forma privilegiada de começar num Pais tão diferente, pelas mãos de alemães nativos e tão amorosos. A propriedade fica em frente a uma floresta, sim uma floresta mesmo!!


Chegamos a noite. O carro da Firma havia nos pego em Frankfurt. Ao chegar no Wohnung a família  nos esperava, que recepção calorosa de pessoas que eu nunca havia visto antes. E o marido e o Thomas pareciam amigos de infância e eu logo percebi que surgiu ali uma bela amizade.
Para a minha surpresa Thomas falava inglês, então a comunicação com ele foi automática e portanto a amizade também. Com os pais dele falávamos com a linguagem do amor cristão como diziam Karola e eu.
A propriedade era típica alemã e viviam exatamente como é comuns as famílias alemãs viverem, juntas porém separadas. Como é isso? Usando o exemplo da propriedade dos Wolf: O Thomas, a Maria sua esposa e o Rubem seu filho moram na parte a esquerda do prédio, a extrema direita na parte de cima, moram os pais do Thomas. O Alfred que hoje chamamos de Fred e a Karola, lá também eles tem outro apto que costumam alugar e na época tinha um rapaz solteiro morando lá. Na parte de baixo da propriedade tem os escritórios dos homens, do Thomas e outro do pai dele, onde eles estudam a bíblia, recebem amigos para conversas reservadas e levam trabalho para casa. O Thomas né porque o pai é aposentado. O escritório do Fred ficava ao lado do nosso apto e eu sempre o via sentado a tarde lendo a biblia. Era uma visão edificante. Na parte de baixo ao lado da casa do Thomas tem a garagem e embaixo tem um imenso keller (que é a área de serviço Alemã, aonde as mulheres guardam as coisas de limpeza, onde há a lavanderia conjugada por todos lá, inclusive nós, e onde se guarda de quase tudo um pouco. Tudo extremamente bem organizado, incrivelmente alias. Embaixo do apto da Karola e do Fred há o apto em que ficamos, um simpático apto mais parecido um chalé com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e um corredor de colocar os casacos. Móveis da típica madeira alemã e tudo muito aconchegante. Ao redor de tudo, a imensa área verde e como se não bastasse, a bela vista da floresta. Com menos de uma semana lá eu parecia estar num retiro espiritual ou casa de repouso, tamanha a sensação de paz e o clima de sossego.

Mas a primeira noite lá não foi tão confortável pois ainda não tínhamos aprendido a lidar com o aquecedor... A viagem foi longa e eu vinha de uma maratona de mudança e stress da vida brasileira, estava exausta e um pouco assustada, apesar do espírito aventureiro e com frio.

Lembro que nos sentimos muito bem vindos ao entrarmos no apto. A cozinha do apto estava sortida. Supermercado para no mínimo uma semana. Alem disso guloseimas para as crianças e tudo mais. Eles foram muito amorosos e empáticos de fazer isso, alem disso havia Flores de boas vindas na mesa, com cartão e uma decoração bem típica alemã. Amei tudo, mas eu estava exausta e queria dormir, estava com frio mesmo. Mas não antes de receber todas as explicacoes da Karola sobre cada detalhe. Willkommen nach Deutschland!!! A terra da organização e mulheres fortes. Nao demorou muito para eu descobrir que estava hospedada na casa de uma mulher considerada pelas próprias alemãs como SUPER ! no quesito organizacao domestica. O que eu aprendi com a Karola

Mas voltando a nossa primeira noite la, eu não posso deixar de citar que dormimos os 4 agarradinhos na mesma cama nos esquentando, rindo, nos abracando, nos beijando, festejando a vitoria, agradecendo a Jeová , e sem acreditar que ali estávamos nós, os 4 fantásticos na Alemanha. Filha, mesmo bebezinha entendeu que era um momento especial a ser comemorado em família.

Meu marido era a alegria em pessoa, filhote animado, a bebezinha agitada e eu, eu????ah... eu era uma mulher realizada !

Nenhum comentário:

Postar um comentário