domingo, 4 de março de 2007

AJUDA DOS AMIGOS NO INICIO DE VIDA NA ALEMANHA

Um aprendizado não somente do amor cristão mas da responsabilidade alemã:
 
Nossos novos amigos e irmãos na fé são responsáveis pelo inicio de vida facilitado na Alemanha. Eu não sabia, mas depois descobri que nosso inicio aqui poderia ter sido bem, mas bem dificil….não descobrimos isso e nem vivemos essa experiência de dificuldade graças a pessoas que nos guiaram em tudo: desde a compra de um item de limpeza até a pintura de parede, roupas etc. Essa ultima mal comprei porque ganhamos muita roupa. Alias ganhamos quase tudo desde móveis, objetos de decoração, brinquedos para as criancas….

Mas onde entra a responsabilidade alemã ai? Na Gemima, por exemplo, uma das pessoas que se ofereceram para nos ajudar. Ela apareceu no nosso apto perguntando o que eu precisava. Nesse dia eu lembrei que precisava comprar material de limpeza. Logo ela se ofereceu para me ajudar comprar tais itens entre outros e também para me apresentar os supermercados da cidade. Ela marcou para a semana seguinte um dia para tal tour. Lembro que ela marcou para quarta feira um horário exato da tarde. Isso era ainda a semana anterior. Ate terça ela não ligou e não havia tocado no assunto na reunião, onde havíamos nos encontrado e alegremente trocado conversa já que ela fala inglês. Portanto, na quarta não esperei Gemima, e minha cabeça brasileira apenas concluiu que ela havia esquecido e iria marcar de novo. Tomei um susto e tive que aprender na marra a responsabilidade alemã. Na dita quarta feira, no horário marcado la estava Gemima, apitando na porta com uma pontualidade e responsabilidade alemã que me pegaram de surpresa. E essa surpresa me causou stress, imagina me arrumar correndo com 2 crianças sendo uma bebe e outra bem pequena de 5 anos e ainda de roupas de inverno???!!!! Foi aquela correria e ainda bem que tem o inglês para eu me desculpar de ta ocupando o tempo da moça a mais do que ela houvera planejado né.
 
O que mais me chamou a atenção eh que ela era novinha. 22 anos. E com toda aquela responsabilidade de compromisso e sem contar que nessa idade não se interessa muito em se ocupar com uma família, alem do mais estrangeira. Sair do seu estado confortável para lidar com pessoas diferentes e ainda uma mãe com 2 bebes. Fiquei impressionada com a Gemima. E ela me ajudou com todo amor, com as crianças, cadeirinha no carro, etc. Conheci através dela uma das minhas lojas alemãs prediletas: DOLLAR HUGO. Tudo baratinho e funcional para o dia a dia de uma casa e muito mais. De tudo um pouco tem la. Matéria de escola, decoração de casa, artigo de jardinagem, material de limpeza, copos, xícaras, meias, roupa intima para o frio, comida, artigos para cortinas etc e muito etc. Comprei la as vassouras, baldes e todos os pequenos itens para a limpeza da casa. E depois fomos no Audi onde a Gemima trabalha. Sim 22 aninhos e trabalha, pega pesado e cedo, muito cedo. O Audi se tornou depois meu ponto de compras até de roupas. Maravilhoso. Só depois de muito tempo decobrir ser um supermercado de rede alemã e tem pela Europa toda também. Alem do Lidl que é o mais barato. Conheci nesse dia o Rewe que é como o Palo de acucar la no Brasil, tamanho menor e preços maiores, mas que tem artigo não encontrados nos outros e um bom lugar para ir atrás do que não se acha nos outros. Enfim, não conheci todos, mas quase todos os supermercados nesse dia. Foi uma tarde e tanto. Alem da Gemima muitos faziam o mesmo: iam no apto e perguntavam o que eu precisava, o que eles podiam me ajudar, ou na congregação já vinham com a agenda e diziam o dia que tinham tempo para mim, falavam quanto tempo disponíveis tinham e se ofereciam nesse tempo me ajudar com algo necessário. O máximo isso né?! Apesar de já conhecer esse jeito generoso de servir deles, antes de conhecê-los, mas pela cultura crista, o que me surpreendia e os diferenciava do que eu já conhecia antes era a responsabilidade, a disciplina e a funcionalidade com que tudo era feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário