segunda-feira, 30 de abril de 2007

Desmamando a minha bebezinha com Nutella

Eu sempre fui uma mãe consciente dos perigos e efeitos da alimentação na saúde dos pequenos. E sempre cuidei disso muito bem. Pesquisando, lendo, aprendendo e indo contra até a forma que eu fui criada e lutando contra ideias que viessem a interferir na dieta dos meus filhos e por em risco não só a saúde deles, mas uma educação saudável. Muitas vezes para não me desgastar na família, fraquejei e muitas vezes fui corajosa em prol dos meus filhos. Orgulho-me mais da segunda parte e lamento todas as vezes que cedi para agradar a outros que estavam com certeza mais preocupados com suas teses pessoais do que comprometidos com a saúde dos meus filhos.

Mas na Alemanha cometi um erro. Aceitei sugestões e usei a Nutella para desmamar a minha baby. Aqui as crianças bem pequenas comem chocolate. E a desculpa sempre ouvida é que o chocolate ingerido pelas crianças não é o mesmo dos adultos. É o kinder chocolate, que é um chocolate só para crianças. Sim, é verdade que na Alemanha há mesmo essa diferenciação. Há chocolates para adultos e há chocolates para crianças. A Nutella é no entanto uma unanimidade. Deliciado tanto por crianças e adultos. É degustado no café da manha ou no lanche e já faz parte da cultura culinária da Alemanha.
  

Mais uma vez sofri pressões. Eu queria que a nina se adaptasse rápido ao jeito disciplinado e silencioso de ser das outras crianças alemãs. Mas pedindo alto pelo peito como é característico não só da minha bebezinha mas foi do meu filho também, isso não iria acontecer.

A minha filha era diferente do meu menino e a igualdade entre os filhos também está em saber ver as diferenças. A dentição da minha menina veio mais cedo e com um ano e meio ela mordia a mama com seus dentes afiados. E eu ainda aguentei isso meses depois, mas com 1 ano, 11 meses e 22 dias tive que desmamar a minha filha  embora desejasse ir até os 2 anos como com meu filho. As duas razoes eram essas acima. Ma só tarefa difícil!!!! Tanto para mim quanto para ela.

Amamentação para mim é coisa seríssima, é um ato de amor e abnegação. E é uma das coisas na maternidade que mais me realizam e me dão felicidade. Eu sei o enorme bem que estou fazendo. E isso me enche de alegria e orgulho!!!

Em meio a dificuldade lá se vem os conselhos…..e uma mãe alemã acabara de me dizer: “com nutella ela larga o peito rapidinho“. Devido a uma certa carta congregacional onde a minha bebezinha era citada…eu queria isso: rapidez. Dai o meu erro. Ceder a pressão , deixar que atitudes de outros afetem minha família. Pais, mães, nunca permitam isso. É o alerta que dou. Mesmo que sejam de boas pessoas, amigos, familiares.

Mas lá se esta aqui eu na Alemanha e tentando desmamar a temperament bebezinha de 1 ano e 11 meses Nina. Nutella vamos nós. Eu tentei e deu certo, mas nunca mais a Nina quis largar a Nutella e quando eu me queixo e digo que foi um erro as mães me dizem: ela ia se apaixonar por nutella de qualquer jeito. Ela está na Alemanha. Relaxa...

Já meu filhodesmamei mais lentamente lá no Brasil e a tática foi ele cuidar do “pepe” da mamãe que tava “dodói”. Ele passava remedinho, gotas,colocava bandaid. Meu filho só experimentou chocolate com 3 anos e nem conhecia a Nutella. Eu simplesmente não oferecia nada no lugar do peito a não ser muito carinho. Fiz o mesmo com a minha menina, mas a danada é mais esperta que o meu filho era e tirava o bandaid. Então socorro Nutella!!!!

E assim minha bebezinha esta desmamada. Com a boca toda suja de Nutella ela me diz: nininha mamar pepe não é? Pepe dodoiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii. E a mãe aqui não sabia o que doia mais: se o fato de ela não mamar mais ou de vê-la comendo nutella tão bebezinha. Com certeza não era o pepe que dói, mas o coração e a consciência de mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário