sexta-feira, 4 de maio de 2007

Creche na Alemanha



Nosso filhote com 5 anos e meio entra na creche alemã. Aqui as crianças só vão para a escola a partir dos 6 anos e até então ficam na creche, normalmente dos 3 aos 6 anos.

Há um período de adaptação, nele, a mãe pode e deve passar uma semana indo a creche com o filho e participando das atividades junto a ele. Diferente do Brasil que na creche do meu filho não nos era permitido nem olhar pois nossa presença poderia trazer nas outras crianças saudade , falta e tristeza pela ausência de seus pais.

Então passei uma semana indo a creche com o filhote e no fim dessa semana a minha estadia lá deveria ser diminuída gradativamente por horas, até que eu devesse não mais ir. filho teve uma adaptação rápida então nem precisei fazer tudo dessa forma. Além do mais eu tinha a minha bebezinha com quem me preocupar por sem bem novinha. Então não passava toda a manha, mas algumas horas a cada dia e nos últimos dias da semana fiquei poucos minutos e minha ausência não era sentida por ele.

Outra diferença da creche no Brasil é que as crianças não trocam de roupa lá e nem tiram os sapatos. Ficam como vão. Há sim a opção de trazer sapatos de casa no inverno, sapatos de chuva nas épocas chuvosas, roupas de chuva e neve para brincar la fora.

Uma diferença que me incomodou é que aqui não há horário de lanche que no Brasil é no meio da manha. O que se come na creche é visto como o Frühstück (café da manha) e a criança tem permissão de comer até às 10 da manha. Aconteceu uma cena que me ensinou muito sobre os alemães e explicou porque eles não buzinam no transito e esperam pacientemente em filas:

Há na creche apenas uma mesa para o lanche. Há 4 lugares na mesa. A criança deve sozinha pegar sua bolsinha de lanche que fica fora da sala, sentar-se a mesa , pegar o copo e servir-se do liquido que a creche oferece (chá, água com gás ou leite) e sentar-se para fazer sozinha sua refeição. Tendo essa criancinha 3 ou 5 anos. Mas ás vezes a mesa está toda ocupada e a criança deve esperar. Nesse dia eu estava lá então ocupei um lugar na mesinha para lanchar com o meu filho. Uma criança veio lanchar e quando eu percebi que ele se aproximara com sua bolsinha de lanche eu imediatamente me levantei para dar a vez a ele na mesa já que todos os lugares estavam ocupados. Mas a senhora da creche logo me mandou sentar de volta e disse: ele deve esperar você terminar. E foi o que aconteceu. O menininho pequenininho, com seus pouco mais de 3 anos ficou em pé de frente para a mesa, com seu lanche a mão esperando tranquilamente sem nada falar. Assim que vagou um lugar ele sentou-se mas não antes de esperar que a criança antes la sentada limpasse e recolhesse o que comeu e os utensílios de xícara e prato.

Alem disso, as crianças tinham que levar os utensílios que usavam para o local certo e na forma certa. Xícara com xícara, prato com prato, copo com copo. Nada desorganizado. O lixo que cada um produzia também era colocado no local certo. Guardanapo no lixo de papel, plástico no lixo de plástico, resto de comida no lixo dos restos. E toda criancinha parecia fazer isso automaticamente. Filho aprendeu rapidinho não só isso, mas as várias regras da sala; apesar de fazer isso observando por não entender o idioma. Foi uma semana de adaptação e aprendizado não só para o filho mas para a mamãe dele também. Quanta diferença da creche no Brasil!!!

Um comentário:

  1. Boa noite borboleta em voo. Vim para a Alemanha fazer Doutorado, estou me adaptando ainda, estou aqui apenas ha 3 semanas. Minha família (esposa e filho) só irão vir daqui a mais um tempo. Meu filho tem 1 ano. Com essa idade, é possível ficar em creche? Quando custa a mensalidade da creche na Alemanha?
    Desde já, muito obrigado.
    Abraços.

    ResponderExcluir