sábado, 5 de maio de 2007

Chaves da casa, confiança, prevençao, pequeno descuido no Brasil, grande na Alemanha.

Chaves da casa, confiança, prevenção, pequeno descuido no Brasil, grande na Alemanha.

Estávamos lá fora, aproveitando o sol. Os três, sentados na calçada admirando o pouco movimento dos belos carros, os velhinhos passando para a caminhada, numa bela manha ensolarada e descalços para que em especial , paraos pequenos , tomassem banho de sol.

De repente meus pequenos, no entra e sai, bate a porta, aí lembrei na hora: a chave está por dentro. E agora??
De imediato, lembrei-me dos vizinhos queridos os Figers e os Wolfs e o outro casal de irmãos velhinhos. Mas como incomodá-los? Não, primeiro vamos tentar abrir já que a porta da sala está semi aberta. Eu tentei, filho tentou, passou um rapaz simpático que é nosso vizinho e tentou e tentou…nada. Essas portas e janelas mesmo semi abertas são inatingiveis. Ao menos isso está servindo para eu me sentir mais segura ainda nessa casa, pois não se abre por fora mesmo. Nem estando destrancada. Após mais ou menos uma hora tentando e usando até galhos, pau, a ferramenta do vizinho…nada. Desistimos. Fomos então a pé e descalços até os amigos buscar ajuda O chão já estava frio visto que o sol cedeu. Nina tão pequenininha descalça nesse chão frio…Marlene não estava la e agora? Vamos aos Wolfs. filhote foi sozinho e voltou com a informação de que o locatário tem a chave da casa.
 Mas como assim a chave da minha casa com o Locatário? Com outra pessoa? É sim, isso é comum aqui. Para em casos de emergência eles tenham como entrar na casa. Bem , foi rápido, cidade pequena é assim. E os amigos foram la no locatario, pegaram a chave da porta e abriram  e escutamos desses muiiiiiiiiiiit!!!!!!!!!!!!!! várias instruções de como isso não mais acontecer e de como prevenir:

Você deve sempre manter 2 cópias: uma no carro e outra com um vizinho de sua confiança. Há pessoas que deixam uma cópia também no jardim, em algum lugar. Ai minha cabeça brasileira pensou: mas do que adianta no carro se ele estaria fechado?? Só depois de mais algum tempo aqui descobri que as pessoas costumam deixar seus carros e suas garagens destrancadas. Gente, que estranho, eu nunca vou fazer isso.  E o fato de deixar com vizinhos e jardins é porque confiam um nos outros e de que nenhum estranho invadirá seu jardim muito menos procurando uma chave. Lembrei da época do Brasil em que costumávamos deixar chaves embaixo de tapetes , dentro d e jarros, ou até mesmo com a empregada, a qual tinha uma cópia oficial. Ai pensei: É, um dia já vivemos como vocês!!!! Mas acho que hoje em dia nem em Quixada se faz mais isso. As vezes sinto-me voltando ao tempo aqui.....
Mas aqui eles cuidam da seguranca tambem, possuem despositivos, sao precavidos. Mesmo nao acontecendo nada....

O interessante foi perceber que esse pequeno descuido foi comentado como um grande descuido e alguns ate justificavam-o por eu ter vindo do Brasil estressada, com stress pós traumático e isso ter mexido com minha cabeça, mas os mais observadores não exitaram de achar a razão mais cabivel: é que os brasileiros não costumam prevenir né, e nem confiar chaves a ninguém. Eu me senti constrangida, como se só eu cometesse erros por aqui e como se todos fossem perfeitos, mas deixei pra lá, passou, vou aprender com eles e pronto. Como eu passo vergonha na Alemanha!!! A Marlene logo se ofereceu a ficar com uma chave nossa esticando esse assunto por algum tempo, mas carinhosamente dando-nos conselhos de como prevenir acontecimentos como esses.

Dá-lhe Alemanha na familia brasileira aqui...; Lição sabe se la que numero: PREVENIR PARA NÃO REMEDIAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário