segunda-feira, 28 de junho de 2010

Jogo do Brasil. Sim a diversao e Nao ao patriotismo.

Jogão do Brasil. Finalmente kaka!!! Finalmente time!!! Goleada no Chile de 3X0. Muito lindos eles os brasileiros né. A alegria do kaka é deveras contagiante. Ele sorri tanto e abraça a todos ao voltar para o banco.


É gostoso de ver um brasileiro tão feliz! Tristeza para os chilenos. Lamentamos. Mas Futebol é isso. Um ganha outro perde. Há que se manter o espírito esportivo filho, digo ao meu pequeno torcedor. E digo mais. Você esta de parabéns filho. Mostrou que não vê a copa como patriotismo e sim como diversão, esporte. Hoje é dia de jogo do Brasil ele foi para a sorveteria de camisa da Itália. Os italianos não entenderam nada e disseram: mas , hoje o Brasil joga, por que camisa da Itália? Ele responde em alemão: Egal.  ( traducao em portugues : tanto faz)


Significa que para ele tanto faz. Ele curte mesmo é futebol. Itália, Brasil, Alemanha, ele tem os times do coração dele. Um dia foi para a escola com blusa verde amarelo e boné com as cores da Alemanha. Mas claro, hoje torce pelo Brasil. Escutamos piadas sobre o Brasil na radio. Eu entendi 70% da piada, o bastante para não achar engraçado. Como as pessoas cobram o melhor do nosso time. Ufa, é difícil ser o melhor diz o filhote. Mas eu gosto de todos ta mãe, logo se explica ele.

E a lição continuou em casa na hora do jogo. Rennan, ao começar o hino nacional baixou o volume e esperou o jogo começar comigo no outro comodo conversando e dizendo: Mãe, Hino eu não escuto. Não sou patriotista né.

Eu dei risada. É patriota filho. Esse português do meu filhote…tem que melhorar filho.Kkkkk

Ora o Hino diz: Oh pátria amada idolatrada …. Nós não adoramos a pátria e gostar de futebol não tem necessariamente que ver com adorar uma nação. Gostamos do Brasil e dos brasileiros mas não idolatramos o País como um Deus e muito menos o futebol com fanatismo. Pena que o brasileiro se perde tanto nesse sentimento a ponto de se tornar um alienação. Aliás, tenho lido muito sobre isso. Aqui não se vê essa manifestação de patriotismo na época da copa não. As pessoas curtem, torcem, mas não se deixa de trabalhar, de viver para ver a Alemanha jogar. Não se pintam as casas e enfeitam as ruas todas como no Brasil. Ao menos não aqui nessa região. Tem sim decoração em alguns lugares, aqui na nossa cidade, a praça é enfeitada no dia apenas do jogo, mas não as casas inteiras das pessoas como se vê na TV brasileira, a não ser com bandeiras nos carros, nas casas. Mas aquele exagero que se vê no Brasil não se vê aqui .

Seria bom que o brasileiro guardasse suas energias para lutar por seus direitos, reclamar, pedir leis contras novos crimes, denunciar antigos e prevenir problemas assim como fazem os Alemães. Isso sim seria um gostar consciente do País que se vive. Nesse ponto o alemão esta a frente, no sentido de exigir que as leis sejam cumpridas não só por parte do governo mas dos co-cidadãos. Essa adoração do brasileiro na época da Copa não significa cidadania é sim fanatismo...É preciso manter o equilíbrio em tudo na vida. Evitar exageros .

Gostar sim, adorar não! Como deve aprender desde cedo as criancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário