segunda-feira, 14 de junho de 2010

Copa do Mundo, estréia da Alemanha- influencia cultural

À noite, no jogo da Alemanha, a euforia na sala era total e solitária. Minha filha e eu lá em cima só ouvíamos os comentários e torcidas em alemão e as muitas vezes que meu filho telefonava para o pai, certamente em busca da companhia que não achava em casa. Daí eu  enxerguei: é a cultura dele. Ele absorveu dos nossos próprios amigos alemães. Então mama doente teve que entrar na animação e no final do jogo, descer as escadas, achar forca onde só Deus acha, se unir ao torcedor mirim solitário e vibrar com a GOLEADA de 4 a 0 que a Alemanha deu no time da Austrália.


Fihota jogava os confetes nas cores preto, vermelho e amarelo, filho apitava o tal instrumento que aprendi ter o nome de vuvuzela e eu claro liguei para o maridão, também solitário para que ele escutasse os filhotes felizes e vibrantes. Obrigada time alemão por ter contribuído para o termino desse dia. Mãe encontra forcas ate na copa para tirar a casa do desanimo. Mãe é mãe, tem que participar.

Cacau- Jogador brasileiro no time alemão. Quanta coincidencia, logo quando a gente mora aqui!!!



Eu cheguei a ver o quarto e importante gol da goleada. Um moreninho jeitosinho e eu gritei: parece brasileiro filho. Mal terminei de falar: escutei a palavra Brasilianisch cacau…..
Uau isso foi musica para os meus ouvidos. E o legal que eu entendi muito do que falara do Cacau. Foi legal ver um brasileiro dando show em terras germânicas. E ai não deu outra. Era cacau ali e cacau aqui, a TV só falava dele. Pena que estamos sem TV brasileira, certamente ia ver muita coisa dele. Corremos para a internet e la estava estampado a gloria de cacau no jornal o globo. Pesquisei e vi que ele ta na internet e estampado como um imigrante de sucesso. Li reportagens que mostram sobre a trajetoria dele e reconheci a nossa em muita coisa, inclusive no teste que eu já fiz para a cidadania alemã em decorrencia do meu curso de integração. Vi nele o meu Nito, meu esposo e sua trajetoria profissional e por coincidencia esse trabalho do Nito na Espanha como engenheiro chefe de uma obra de energia eólica, sim um brasileiro engenheiro chefe de uma obra la na Espanha de uma empresa Alema- parece muito com a trajetoria dele nos campos alemães e finalmente o convite para um trabalho maior- o time de sttutgart. Logo pensei: Assim como cacau ou até mais cedo que ele, se ficássemos aqui, meu nito ia entrar para a selecao- só que não nos campos, mas no mercado de energia eólica. Tenho certeza. Parabéns Cacau!!!! Stutgart é tão pertinho, meu filho poderia ir a jogos la se é que já não foi. Quanto ao meu jogador predileto em outros campos, esse ta la na Espanha mostrando o que o carioca tem. Deixo vocês com uma entrevista bem legal do Cacau em http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4024372,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário