segunda-feira, 15 de novembro de 2010

caes , alemaes e preconceito??

Recebí o texto" Calem a boca, nordestinos" esses d ias e fiquei impressionada por ele ter chegado num dia daqueles no qual pensei em voltar para o Brasil por causa do preconceito na Alemanha. Isso ocorre sempre quando me deparo com a perseguicao do nosso vizinho sobre a forma que cuidamos do nosso cao. Que o alemao é defensor dos caes e muitas vezes se preocupa mais com o bem estar deles do que de pessoas , isso nos foi informado aqui desde que chegamos ; assim como já escutei que eles se importam mais com esses nobres animais do que com as criancas. Mas com a justificativa de zelar da vida dos caes eles se ocupam da vida dos vizinhos, se eles levam e quantas vezes levam seus caes para passear, se seus caes sao felizes, s e ficam muitas horas em casa e até quantas horas sao estas. E sem dúvida se esse vizinho é estrangeiro nao importa quantas vezes eles o vejam com seu cao nao será o bastante; eles sempre acham defeito e algo do que falar. O vizinho alemao pode ficar um mes sem andar com o cachorro que  nao será  tao notado  quanto os 3 dias que o vizinho estrangeiro ficou sem caminhar com o dele e pouco importa ainda mais s e o vizinho estrangeiro ta doente ou s eja qual for a razao que ele tenha para "tamanha maldade" com o pobre animal. Claro q ue eu ancaro isso como preconceito ou no mínimo implicancia. Alguns dizem que isso se deve a fama que os sul americanos tem de maltratar seus caes, tratando-os sem dignidade, trancados em garagem e nao convivendo com a família.Bem, na minha opniao seria o mesmo que dizer que todo alemao é arrogante e pensa como Hitler. Ou seja a generalizacao é sempre um preconceito e injusto. Mas quando a gente pensa em se desanimar com o preconceito alemao a gente lembra que sofremos preconceito dentro do nosos próprio país Brasil. Daí passei a lembrar da época que eu trabalhava na Hotelaria e era respeitada nao só pelo meu trabalho diferenciado e competenecia e dedicacao, mas por eu ser goiana e nao é exagero dizer que isso foi fundamental para o meu sucesso ou no mínimo evitou que esse fosse prejudicado. Lembro bem quando alguem dizia: olha como ela é boa, uma das melhores que eu tenho no Brasil. mas ela nao é do nordeste nao, ela é goiana!!! Escutei muito essa frase ao verem minha carteira
 de identidade ou ficarem sabendo através de mim ou de alguem que nasci em Goiás: " Ah logo ví que voce nao era do Nordeste...ah..por isso...voce é goiana....". E isso nao se referia só a minha competencia profissional nao,muitas vezes a minha beleza também.

 EU achava tudo um nojo, mesmo tendo que admitir que isso vinha a meu favor. mas era uma realidade com a qual convivi por toda a minha carreira e quase sempre que eu convivia em especial com paulistas e cariocas. E áa ví e lí sobre outras pessoas vivenciarem isso como uma atriz pernambucana ou natalense que teve que imitar um sotaque carioca para nao perder um trabalho. Nao estou aqui dizendo que todo carioca e paulista sao preconceituosos,mas estou sim afirmando que faltam a muitos deles informacao sobre o povo nordestino e suas inúmeras qualidades, competencias, intelectualidades, dons, enfim: Essas pessoas seja d eonde sao, desconhecem a natureza nordestina e só por isso agem com tamanho preconceito. o pre conceito é a falta de conceito que por sua vez esta desprovido de informacao. Nem todo carioca, sulista, paulista ou mesmo alemao sao preconceituosos que isso fique aqui claro. Há pessoas maravilhosas, bem informadas, humanas, justas e o contrário també, em todas as partes do mundo. A licao que fica e deve ficar a voce, nobre leitor é nao se deixar abater por essa tao pobre atitude de alguns seres humanos pelo mundo afora, nao importa onde voce esteja e nao se deixar influenciar.
Portanto esse texto abaixo nao só expoe essa parte triste do nosso país Brasil como que nao precisamos sair do Brasil para sofrer preconceito. Mostra pior: A piquinez da existencia de preconceito dentro d e um próprio povo, d e uma própria nacao. E eu? Ao ler esse texto pensei: antes de vez em qdo engolir preconceito de alguém de fora do que de alguém de dentro.O que doi mais. Uma pessoa ouvir de um irmao que´nao é capaz o bastante ou de um estranho??? Mas eu os deixo com essa leitura e com uma frase de esperanca: Um dia, a informacao será tanta que todos terao conceitos corretos sobre tudo e todos;  e o pré conceito nao mais existira. Conhecereis  a verdade e a verdade vos libertará. Boa leitura. O texto abaixo é tirado de um blog,mas me foi enviado via email sobre um fatoq ue ocorreu durante as eleicoes à pouco no Brasil. Para deixá-lo curioso sobre esse texto ele virá no próximo post.
Ah para terminar quero so deixá-los seguro de que nosos caozinho é super bem tratado, faz 2 longas caminhadas por dia e sai uma terceira rápida, acompanha-nos para onde vamos , passa as manhas ao meu lado e a tarde brincando com as criancas ou na companhia dessas e chega a ser mimado pelo dono maior, meu marido. Só come comida especial passada pelo veterinário, brinca solto nos campos,nas florestas, de vez em quando vai tomar bando nos lagos e riachos, tem cadastro na prefeitura e na associacao para caes em caso d e perda a nivel nacional,tem também um ship no ouvido com noso endereco , tem passaporte e mala de viagem e já conhece Paris. O que voces acham???

Um comentário:

  1. Eu seria execrada na Alemanha! Nossos dois cães vivem em 2.300 metros quadrados e não saem à rua. Penso que o espaço aqui do lote é mais que suficiente para correrem, brincarem, tomarem sol, etc. Surpreenderam-me o intrometimento de alguns vizinhos para com outros ocupando-se com o que ocorre no lote (casa) ao lado como também julgarem que sul americanos tratam mal os animais. Nós "paparicamos" tanto nossos animais... Bem estranho... E concordo. No Brasil vemos, sim, preconceito contra esse ou aquele, natural de um ou outro Estado mas, na verdade, somos um povo maravilhoso, com características muito especiais e apreciadíssimas! :) Um abraço.

    ResponderExcluir