sexta-feira, 2 de julho de 2010

Ultimo jogo do Brasil na copa: A derrota do temperamento.





O maridao que esteve fora na Espanha há quase um mês, e por quase toda a copa, chega exatamente há tempo para assistir o ultimo jogo do Brasil com o filhote. Esse  quis convidar o seu amiguinho da congregação que ficou o tempo inteiro torcendo para a Holanda. A razão dele era simples: O Brasil já ganhou muitas copas. Newton achou antipático vir para a casa dos outros torcer pelo time contrario. Eu achei linda a razão do garoto, mas que dava nos nervos ele torcendo pela Holanda ah isso dava! Mas Alemão não é criado para ser simpático não; eles fazem o que acreditam ser certo. Ta ali à nossa frente mais uma lição da diferença cultural e de exercitarmos tolerância.


O Gol da Holanda significou a alegria do nosso convidado, tristeza para nos... Mas significou também um ataque de nervos para o time brasileiro. Foi vergonhoso ouvir a televisão alemã anunciando o estado emocional dos jogadores a a partir dai e já premeditando que com tamanho nervosismo e explosão eles não iriam conseguir. Mostravam bem de perto a cara do Robinho no auge do seu destempero, o longo fechar de olhos do nervosismo do Julio Cesar e a cara de desesperado do sempre calmo kaka. Os alemães falavam com autoridade sobre isso, realmente sabendo que ao perder o controle nada se consegue.

E foi exatamente isso que aconteceu. O Brasil perdeu sob verdadeiro ataque de nervos. A melhor equipe do mundo se deixou vencer pelas provocacoes do adversário e do temor. A pressão venceu os brasileiros. Eu entendia 80% dos que os alemaes falavam no jogo tamanha era a minha concentração para ver o que falavam de nos, do brasilianisch temperament, do sangue quente latino e assim vai. No primeiro tempo comentaram que o Brasil tava jogando bem, que eram o melhor futebol do mundo, que estavam jogando suficiente. No segundo tempo a 10 minutos de terminar comentaram que não era tempo tão pouco, mas também não suficiente para o Brasil mudar o jogo, não com tanta explosão emocional disse o alemão narrador e comentarista do jogo.

Jogo terminado televisão fechada, caras de decepção, menos claro  o nosso convidado. Nessa hora fiquei muito feliz com a presença do nosso convidado o amiguinho Luka, que com ele foi jogar bola mostrando o real sentido da copa: diversão, jogo. Nada mais deve ser; Não nessa família, deixei claro. A reacao do meu marido foi subir imediatamente, tomar banho para chegar cedo na reunião, estava com saudade dos irmãos. Há coisas mais importantes na nossa vida. Há outras alegrias a viver na Alemanha. A copa não terminou para nos: Amanha a Alemanha joga. Nosso segundo time do coração. O bom disso sabe, filhote o que é? Disse eu esbanjando alegria. É que estamos com o coração livre para torcer pelo time da Alemanha junto aos nossos amigos amanha Uhuuuuuu!!!. Estamos na Alemanha, vamos aproveitar essa situação. Em 2014 estaremos no Brasil e haverá outra copa. Essa foi só a sua primeira copa e o Brasil ainda é o melhor time do mundo e chegou as quartas de final e os erros servirão de lição para melhorarem. É isso ai. Vamos nos arrumar e seguir com a vida.

Na reunião o assunto só era esse. Os irmãos vinham nos mostrar apoio e checar se estávamos muito tristes. A chegada do Newton nem era assunto. A pauta parecia unânime: Brasil perdeu porque perderam o controle, o auto domínio, entraram em ataque de nervos. Falavam do temperament, de como o Brasileiro deixa o emocional dominar ....enfim nossa fama de temperaments aumentou, foi o que percebi com uma grande ajuda de Robinho, Dunga e cia ltda...Ainda bem que somos testemunhas de Jeová e podemos exercitar no dia a dia o fruto do espírito santo: auto domínio. Realmente isso faz a diferença na vida.




Após a reunião fomos nos consolar no Italiano, jogar nossas magoas no sorvete dele e no seu ombro parceiro já que a Itália também saiu. E la recebemos cumplicidade e companheirismo. Piadas surgiram: Estavam no aeroporto ainda os franceses, os italianos e os ingleses. Um homem perguntou porque ainda não foram embora? Eles responderam: estamos esperando os brasileiros.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

De repente olhei o Italiano dentro da sorveteria e claro nós estávamos la fora aproveitando o clima bom de 24 graus em pleno sol de 21:30, e observei que ele torcia para Gana no jogo contra o Uruguai , aproveitei e mostrei ao Rennan. Tá vendo filho, ele ta torcendo para outro time agora. E Rennan logo disse então nesse jogo torço para o Uruguai, to gostando do jogo deles. É isso ai filho, cada dia escolhemos um time. Amanha é claro, nosso país de morada. A copa continua.

A saída do Brasil da copa significou derrota para aquele país, significou fracasso para a selecao que se deixou derrotar pelo estado emocional, significa com certeza muita tristeza no país inteiro agora, Estamos sem TV brasileira, mas posso imaginar como devem estar os bares, o transito, as casas, cheia de gente nervosa, irritada, decepcionada,triste...Eu lamento isso. O povo brasileiro coloca na copa uma busca eufórica pelo resgate de sua auto estima. A copa é algo tão serio para os brasileiros como o lixo e o meio ambiente para a Alemanha filosofei eu.

Mas para a nossa família a saída do Brasil significou momento de aprender, ensinar o nosso mini torcedor sobre controle emocional, sobre não patriotismo, sobre espírito esportivo, sobre equilíbrio, sobre cristianismo, sobre sermos diferentes num mundo fanático. Significou para mim como mãe uma oportunidade de ver o filho sentir uma experiência necessária: a frustração. Lidar com ela em meio a nossa orientação e amor. Obrigada selecao por dar essa chance ao nosso filhote. A copa continua sendo usada por mim como um momento de ensinar meu homem em construção, e como eu disse: apesar da tristeza brasileira, a copa continua aqui em casa. Torcemos por times, nao por nacoes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário