sexta-feira, 16 de julho de 2010

Julho de 2010 - Indo ao encontro do papai na Espanha -

PROBLEMA tem SOLUÇÃO. A gente só tem que achar e conseguir aplicá-la. Aí está o drama da questão.  Estamos passando por uma fase difícil aqui sem o papai da família. Os três estão precisando de um apoio especial. Os amigos fazem o que podem, mas a maioria está de férias.Para uma mãe sozinha e distante de todos, suporte emocional em momentos difíceis é fundamental para que ela consiga continuar segurando a barra sozinha.Até mesmo para pessoas com saúde em dia. Isso nada tem a ver com fraqueza, como de forma ignorante e insensível ,julgam alguns.Agradeço muito a minha irmã Viviane que me escutou em momentos de medo e ansiedade.
 Quem for morar fora tem que ter em mente que passará por esses momentos. Quem tem filhos então deve contar com os imprevistos. A Bíblia diz: " O imprevisto sobrevem a todos ". Mas apesar de fragilizada sinto me orgulhosa e grata a Deus por estar resolvendo os problemas do meu filhote um a um. Vou conseguir tirá-lo dessa escola. Ah!!! uma informação que recebemos recentemente : Aqui na Alemanha os pais não podem simplesmente mudar um filho da escola ou decidir que ele não vai mais ou vai faltar vários dias. Tudo tem que ser justificado por profissionais. Médicos, psicólogos etc. Pais só tem autorização sozinhos da ausência do filho na escola até 3 dias. A partir daí precisam justificar com algum atestado. Caso contrário até a polícia pode bater na sua porta amparada por uma lei na Alemanha que resguarda o direito d e toda criança de permanecer regular na escola, bem como de protecao a essa criança. Portanto mesmo sabendo que o meu filho ficaria melhor se saísse mais cedo da escola esse ano e até mesmo mudasse, eu não posso fazer isso sozinha. Há muito o que enfrentar, preciso de muita ajuda. Mas Deus está do nosso lado e vamos conseguir. Estou enfrentando cada passo, cada obstáculo. Dessa vez não vou mais permitir o sofrimento do meu filhote. Mas  agora prefiro dividir com vocês a SOLUÇÃO citada no início da matéria.
Estamos falando aqui entre outras coisas do stress do meu filhote na escola e as consequencias desses e de algumas experiências vividas, alem do stress da própria mãe e claro também sob efeito, nossa filhotinha.... Papai longe e sua família nessa situação. Precisando de apoio, protecao, descanso, cuidados especiais...e aí? Pensou  se em tudo: Trazer alguém  do Brasil para ajudar nos trabalhos domésticos, (mas e o suporte emocional tão necessitado?) pensou-se então na avó e mãe... nesses casos é em quem todos pensam...mas isso não é possível no meu caso. Minha mãe foi para Goiás, estou feliz por ela.Vai reviver um passado nosso bem legal.Amigos de verdade que ela tem por la. Que delícia. Pensou se nas tias e irmãs. Também não é possível. Uma amiga. Não há quem possa...Uma conhecida: não dá tempo.A ex empregada do Brasil, com quem filhote se dá tão bem? Fica caro com a Jújú...que pena....Ela ajudaria muito o filhote...snif snif...Nan lamenta...
 pensou  se então em ir para a cidade do papai na Espanha,mas ele achava que não ficaríamos bem la...pensou-se então no Brasil e eu concluí que não ficaria melhor lá.... e eis que a SOLUÇÃO surge de onde menos se espera.  Nosso filhote, tira de dentro da sua sabedoria dos seus 8 anos de idade uma idéia : " Se o papai está disposto a pagar passagem para irmos para o Brasil e lá teremos tantos gastos então é mais barato e melhor para nós que ele nos mande para a Espanha e ficar na praia perto d a cidade dele, assim, em um hotel  a mamãe não precisa trabalhar e nós teremos férias finalmente longe dessa escola e longe dos perigos do Brasil.
 Foi  portanto dada a solução e aprovada pelo papai. Que maravilha. Espanha aqui vamos nós!!!!!!!!!!!!!!!

Uma amiga nos levou a Colonia já que todos os amigos estavam em Frankfurt para o congresso do fim de semana. E foi ela quem ficou com as chaves da casa para aguar nossas plantinhas. O Berg , nosso cão ficou com a filha da faxineira , e esse também , assim como nos, teve belas férias com banhos nos lagos e passeios longos na floresta. O que mais um Golden retriever pode querer?
E assim partimos para a Espanha. Dia     15.07.2010 voo Colonia- Barcelona onde papai nos aguardava .
Filhotes aguardando o voo. "Cade esse avião,que não chega mamãe? "

Tao logo sentei no aeroporto para esperar o voo toda a ansiedade passou a diminuir. Os ansiosos do momento eram as crianças que mal podiam esperar para reencontrar o pai.


Sala de embarque da German wings. Minha filha Já tava zangada com a demora.Atrazo de 20 min para eles é um absurdo!!!
Quem ia questionar o atraso no balcão eram notavelmente alemães e entre eles uma brasileira a minha filha Moca, ta atrasado!!!!

Ó voo foi só alegria. A ansiedade pela primeira vez em muito tempo era gostosa. Logo fizemos amizade com uma família alemã . O difícil era o garotinho d a família entender as respostas dos meus filhos as sua s perguntas curiosas sobre nós.. " Vocês são brasileiros mas tão indo para a Espanha mas moram na Alemanha e o pai trabalha na Espanha e tao indo encontrar ele e ai ficam e voltam para onde mesmo? Espera, são espanhois ou brasileiros. O Brasil fica na África ou na Sudamerika???Espera mas falam espanhol, português e alemão. Sao d e onde mesmo?Ahhhh de Westerwald...Bad marienberg???? filha mas isso fica na Alemanha. Sim,mas Brasil só de férias diz filho. " Mas você não disse Espanha? E assim demos boas risadas a mãe alemã e eu. Ambas a s famílias moravam na Alemanha e estavam indo passar as ferias na Espanha.Ponto.Resumimos para as crianças. Poxa nunca vi alemães tão curiosos antes...
Aeroporto de Barcelona: Olha quando vi meu marido la fora meu coração acelerou de um jeito como se eu tivesse o vendo pela primeira vez ou como se ele fosse um namorado novo. Bem ele será sempre meu eterno namorado. A saudade era tão grande!!! E ele ta tão lindo, bronzeado...a vontade que me deu foi correr para os braços dele e me empindurar como uma criança saudosa.

Mas ele não podia nos ver ainda. Pegamos as bagagens com o coração saindo pela boca e segurar essa s crianças ali então? foi tarefa dura. E enfim saímos.  La estava ele, o Homen mais lindo, amado  e esperado do mundo. E sem duvida aqui estávamos nós, a família mais esperada também naquele momento por ele.
ENFIM PAPAI!!!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Nainha,
    Esse encontro das crianças com o Nito está emocionante.A expressão da Nininha abraçando o pai é de se comover,o Nan é uma graça, igual a tia Vivi, nao gosta de fotos,ne;mas expressa a alegria ao lado do pai.O Nito demonstra felicidade no rosto.Bacana essa fotinha.Estou amando seu blog!Tudo muito lindo e interessante.Beijos!Amo voce!E obrigada pela citação a minha pessoa,sempre estarei ao seu lado:)

    ResponderExcluir